Teria a Toyota encontrado a fórmula para o sucesso?



O

 mundo vivia em período pós-guerra, muitas empresas passavam por situações difíceis, dadas as situações caóticas. Nessa mesma época, existia uma empresa no Japão, um dos países que como se bem sabe fora dos mais atingidos pela 2º Guerra Mundial, a qual se encontrava prestes a decretar falência, a famosa Toyota.

Dirigida por Taiichi Ohno, a empresa precisou passar por uma nova filosofia no seu processo de produção. Taiichi juntamente com Shigeo Shingo (engenheiro industrial) e William Edward Deming (professor e estatístico) colaboraram entre si para a criação do que hoje entendemos por “lean manufacturing”.

Lean manufacturing, traduzido do inglês significa " produção enxuta", termo que surgiu do livro “A máquina que mudou o mundo”, publicado em 1990, de autoria de James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos, o qual se baseia na filosofia criada pela Toyota para seu modelo de produção.

Mas afinal o que é “lean manufacturing”? Como pode se tirar a conclusão do próprio nome, é a ideia de tornar a produção mais enxuta, ou seja, mais simples e direta. E como é possível fazer isso? Tem-se como objetivo principal reduzir os 8 desperdícios que naturalmente acontecem em toda produção.

Os 8 Desperdícios de uma produção:

  • Sobreprodução
  • Espera
  • Sobreprocessamento
  • Estoque
  • Excesso de transportes
  • Movimento
  • Defeitos/Retrabalho
  • Intelectual (desenvolvimento de pessoas)

Definindo os conceitos:

Sobreprodução:

Quem nunca ouviu sobre oferta e demanda? E o princípio mais básico disso é que quando a demanda aumenta exponencialmente, é natural que haja perda de dinheiro.  Isso sendo somente um fator, produtos precisam de lugares para serem armazenados. Para que seja possível conseguir uma maior quantidade, por vezes, é preciso aumentar a velocidade da produção, situação que pode comprometer a qualidade do produto. Logo, percebesse como o controle de todos os desperdícios é essencial, pois ignorar um pode afetar todos os outros.

Espera:

Trata-se da inoperância de um funcionário ou de uma máquina causada por um mal planejamento. Esse desperdício é o que mais afeta uma produção, afinal pra todo negócio "tempo é dinheiro".

Sobreprocessamento:

Esse desperdício pode ser visto de duas formas:

A primeira é processos em excesso, ou seja, desnecessários para o produto final, ou também processos que não agregam valor.

A segunda é superdimensionamento, ter equipamentos com a capacidade maior do que a necessária para cumprir com a demanda, de forma que vai tá desperdiçando o potencial do equipamento, ou usar uma mão de obra/material em excesso.

Estoque:

O estoque é essencial para manter um fluxo e compensar a "espera" em alguns casos, todavia, pode ser ruim se relacionado a "sobreprodução", é capital parado. O ideal é fazer uma estimativa afim manter um estoque que possa manter sempre o giro do capital, e que não permaneça estagnado.

Excesso de transportes:

Acredito que esse seja o desperdício mais subestimado, alocar os produtos em um local e transportar pra outro por qualquer motivo que seja gasta tempo e por muitas vezes gasta dinheiro que não vai agregar no valor do produto. Pode ser visto como uma questão de logística, ou até mesmo como uma necessidade de buscar lugares fixos ou lugares onde exija a mínima movimentação possível, também vale pensar na forma mais rápida e barata de movimentação caso seja inevitável.

Movimento:

Talvez pensar em movimento como distâncias seja a forma mais fácil para se visualizar, esse desperdício está diretamente ligado a rotas dentro da produção. Sejam elas de maquinas ou pessoas, o tempo gasto por uma má distribuição de setores poderia estar sendo usado em algum processo que agregasse valor ao produto, e uma simples distância desnecessária pode diminuir a eficiência da produção.

Defeitos/Retrabalho:

Seguem aqui algumas frases que nunca esquecemos: “antigamente se faziam coisas pra durar”, “melhor gastar um pouco mais por algo com uma qualidade melhor”. Esse desperdício dispensa comentários. Dada a responsabilidade que é obrigatória sobre um serviço oferecido, qualquer problema no produto cabe ao responsável consertar, independentemente dos gastos que terá com a obrigação. E para não ver só o lado negativo quanto maior a qualidade, menor o investimento em propaganda e marketing.

Intelectual (desenvolvimento de pessoas):

Gostaria de fazer umas observações quanto a esse desperdício, inicialmente eram 7 desperdícios, esse foi incorporado posteriormente, devido a necessidade de se entender o que é ser um líder. Engloba muitas filosofias e desenvolvimento pessoal, mas pode ficar tranquilo, pois aqui iremos trazer diversos assuntos para ajudar você e seu negócio a evoluirem nesse aspecto.

Existe um fator psicológico em tudo que é feito no mundo, e na produção não é diferente, a forma como o ambiente de trabalho influencia na eficiência pessoal, como os superiores tratam os subordinados, a liberdade de inovar dada a cada trabalhador, e principalmente como líder é essencial delegar, observar e reestruturar da melhor forma possível – denote-se que usamos aqui a palavra líder e não chefe, fique atento a isso.

Principio do lean manufacturing

Se você ainda está confuso até aqui, não se preocupe. Vou resumir o segredo dessa técnica: ela está totalmente fundamentada no planejamento. Para conseguir aplicar com sucesso essa filosofia no seu negócio você deve seguir alguns passos:

  • Em primeiro lugar, os esforços devem ser aplicados ao planejamento, quanto mais tempo e dinheiro dedicado a evitar possíveis desperdícios melhor uso do lean manufacturing para seu negócio.
  • Em segundo lugar. deve ser feita análises e relatórios constantes mantendo uma flexibilidade referente a mudanças dentro dos processos e designações dos funcionários, afinal, não se evolui cometendo os mesmos erros, nem permanecendo em um sistema obsoleto.

Conforme o acima exposto, entende-se que o lean manufacturing é uma filosofia empresarial, e como uma filosofia não está presa a produção em massa, seus princípios podem ser aplicados a qualquer tipo de serviço. Para ilustrar podemos citar: o lean construction para área de construção, lean office para áreas administrativas, lean healthcare para área hospitalar. Então, o que você achou dessa filosofia? Acredita que seria possível aplicar ela em sua empresa? Conta para a gente aqui nos comentários, nos diga sua experiência se já aplica ela, nós queremos ouvir você.




Nenhum comentário:

05 Hobbies de sucesso: transforme o seu hobby em um negócio lucrativo

E u sei que recentemente vim aqui e falei sobre como você não deve empreender e investir em uma marca ou um negócio por ...

Tecnologia do Blogger.