Starbucks: muito mais que café
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ara os amantes de
café, esse post já deve ter chamado atenção, até porque estamos tratando da
maior empresa no ramo de cafeterias do mundo. E mesmo que você não goste de
café, sugiro que pare e leia, pois aqui falo não de café, mas sim da estratégia
que transformou uma pequena cafeteria de Seattle em uma das maiores multinacionais
do mundo. Então, continua lendo para saber o que resulta da junção de um
visionário, uma viagem para a Itália e muito café.
A empresa foi inicialmente
aberta em 1971, no Pike Place Market de Seattle, desde o início a Starbucks – nome
inspirado no romance de Herman Melville, Moby Dick, sim aquele livro da baleia
gigante – tinha como objetivo oferecer os melhores cafés com grãos do mundo
inteiro aos seus clientes. Foi só em 1981, dez anos após sua abertura que
Howard Schultz (CEO e presidente do conselho da Starbucks) entrou pela primeira
vez na cafeteria, e a partir de então nada mais seria o mesmo. Aqui, por fim,
estão os cinco princípios que levaram a Starbucks a ser a maior e mais
importante empresa de torrefação e venda de café especial do mundo.
Curiosidade: a
Starbucks não tem “funcionários”, mas sim colaboradores, apelidados
carinhosamente de “partners” (parceiros), todos são parte do negócio e o
sucesso de um é o sucesso de todos.
#1 Aja como dono
É muito fácil ser
dono de um negócio, mas difícil agir como dono. Você quer o comprometimento de
seus funcionários, então, deve mostrar o impacto construtivo que eles têm para
o sucesso da empresa. Como líder você tem que permitir e assegurar as
individualidades e diferenças de cada parceiro, harmonizando-as em uma
experiência uniforme para seus clientes. Todavia, não há como fazer isso por
meio de uma regra escrita, então a Starbucks desenvolveu as “Cinco Maneiras de
Ser”:
- Ser acolhedor;
- Ser autêntico;
- Ser atencioso;
- Ser bem-informado;
- Ser envolvido.
# 2 Tudo importa
Schultz tem o costume
de dizer que “varejo são detalhes”, entenda isso como: tudo nos negócios são
detalhes. Se você teve a oportunidade de conhecer uma loja Starbucks, já deve
ter entendido a que me refiro. Estar em uma loja Starbucks é uma experiência, o
ambiente é aconchegante, a música sempre agradável, o café é preparado sistematicamente
de hora em hora para você. Os baristas são treinados para saberem interpretar
os clientes por meio da linguagem não-verbal e cada um será tratado por seu
nome. É necessário, logo, saber focar nos detalhes minúsculos que importam para
seus clientes, afim de criar uma experiência que irá fidelizá-los.
#3 Surpresa e Encantamento
Essa ideia não é
nova, mas não deixa de ser importante. Para conseguir clientes e admiradores, duas
coisas são fundamentais em um negócio: previsibilidade e aumento gratuito do
valor agregado. Vou traduzir para você: o seu cliente quer ser bem atendido
sempre que for no seu negócio e que o serviço ofertado seja sempre de qualidade,
no caso específico quer sempre um bom café, mas também quer experimentar algo
novo de vez em quando. Portanto, não se concentre demais nos ingredientes
básicos, isso todas as empresas podem fazer, você precisa incluir aquele extra
que o diferencia da concorrência e constrói lealdade para sua marca.
#4 Abrace a oposição
Aprenda a valorizar a
crítica antes de se beneficiar do elogio. Nenhuma marca é invulnerável, você
terá momentos bons e ruins e precisa aprender com isso. Portanto, ao receber
feedback negativo não “parta para o ataque” ou tente arrumar desculpas,
reconheça a oportunidade que você tem de reforçar aquela relação, você deve
agradecer seus clientes pelo interesse e reconhecer suas queixas. Lembre-se que
a forma como você agirá em uma situação terá impacto direto em seus
funcionários. Quando veem que a direção se interessa pelo feedback – seja ele
positivo ou negativo – ficam mais propensos a se interessar também, da mesma
forma acontece quando eles notam que a diretoria se empenha pessoalmente para
tratar dos problemas, restaurar e/ou solidificar relações.
#5 Deixe sua marca
Cada um deixa uma
marca no mundo e nas pessoas, ela pode ser boa ou ruim. A Starbucks acredita sempre
em fazer algo bom para as pessoas à sua volta, é um sorriso do barista que
deseja bom dia por exemplo, é retribuir os esforços dos partners; para
ela é necessário haver envolvimento social e participação para com a comunidade.
Não importa se a sua empresa é grande ou pequena, você deve deixar a sua marca
nas vidas e nas lembranças das pessoas.
#Bônus: Foque nas pessoas
Howard Schultz diz
que a Starbucks não está no ramo do café para servir pessoas, mas sim no ramo
de pessoas para servir café. Portanto, foque nas pessoas, elas são a alma de
qualquer negócio.
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