Um guia para: investimentos, tudo o que você precisa saber antes de investir


 

S

e você, até hoje, sentiu-se inseguro em relação a investir na bolsa de valores, aqui separamos um guia dos assuntos que precisa saber para ter sucesso no mercado de ações. Sem mais delongas.


A primeira coisa que deve ter em mente é:

Quais os tipos de investimentos existentes ou pelo menos quais os mais comuns, e qual se adapta a sua personalidade. Investir seu dinheiro é mais do que estratégia, existem riscos, momentos, vai ser necessário ter paciência e sangue frio em determinadas situações.

Os investimentos de menor risco são conhecidos como “renda fixa”. De uma forma geral, você “emprestará” seu dinheiro para algum tipo de empreendimento e como recompensa ganha juros sobre esse dinheiro. Dentre os mais populares estão: tesouro direto, poupança, CDB, LCI, LCA, debêntures e fundos de investimentos em ações. No geral estão relacionados a bancos, governo, empresas ou algum tipo de empreendimento independente.

Sobre renda fixa há alguns pontos que você investidor deve saber. São eles:

  1. Existem investimentos onde o dinheiro aplicado deve permanecer pelo tempo determinado e outros onde existe uma liquidez caso queira retirar antes;
  2. Pode haver uma tributação em cima do lucro obtido no investimento;
  3. Existe uma forma de garantia sobre o investimento o FGC (fundo garantidor de créditos), ele cobre até R$ 250 mil investidos, porém nem todo investimento vai estar coberto por essa garantia.

Se tem investimentos de baixo riscos, como você já deve estar imaginando, também existem os de médio e alto risco. Os de médio risco foram mencionados acima, juntamente com os de baixo, visto que a perspectiva de risco muitas vezes é relacionada a não ter lucro; em vez da probabilidade de perder seu dinheiro como a maioria das pessoas imagina. Logo, como a forma de investir é bem similar consideraremos ambas como uma coisa só dentro de um conjunto. Enquanto isso, os de alto risco são normalmente voltados para ações da bolsa, exatamente, “o portal para Wall Street”, temos também jogos de blackjack (o famoso “21”), porém, talvez não seja tão rentável dependendo da sua sorte.


Guia do que deve saber antes de investir em ações:

1.            Idealmente, antes de comprar qualquer ação, você investidor deve encontrar uma corretora. Corretoras são em resumo aplicativos ou sites nos quais você cadastra seus dados faz uma transferência via TED e pode ser feliz. Tanto para investimentos de renda fixa quanto variável aconselho o uso de uma corretora, por quê? É possível que o seu banco ofereça esse serviço, no entanto, é comum que se cobre taxas em cima dessa ação, situação que diminui seus ganhos simplesmente pelo fato de ter um gerente no controle das decisões e não você.


2.            Ao escolher uma corretora, veja como ela vai te ajudar dentro do tipo de investimento escolhido: se ela é simples; se tem algum serviço que te convém; a taxa de corretagem (taxa cobrada ao fazer transações com ações), normalmente o valor dessa taxa varia bastante dentro das corretoras, podendo ter até mesmo algumas que oferece corretagem 0, famoso “de grátis”.


3.            Existe modalidades para compra e venda de ações, como: day trade, swing trade, opções, buy and hold, entre outras. Cada uma tem seus riscos, características, metodologias que devem ser estudadas. Aconselho aqui até mesmo fazer uma autocrítica, como dito acima, é preciso dinâmica e psicológico para ver seu dinheiro perder o valor em determinados momentos e ainda assim manter-se firme na decisão que tomou.


4.            Ações variam constantemente, por isso elas formam gráficos. Estes são a forma mais fácil de entender a performance de uma empresa, existem duas formas mais comuns de se analisar uma empresa. O primeiro meio é chamado análise técnica, o qual faz uso de conceitos matemáticos e lógicos para fazer previsões futuras daquela ação. Já, o segundo é a análise fundamentalista, observando a empresa de uma forma lógica também, porém mais conceitual e filosófica, útil para tomadas de decisão quanto ao potencial da ação.


5.            Além de ações empresariais, é possível comprar Fundos Imobiliários, isto seria como comprar frações de imóveis e lucrar com o uso deles. Além disso, é possível comprar ETFS que seriam compilados de ações diferentes, dos quais você compra uma fração desse compilado e lucra com a rentabilidade do conjunto como um todo.


6.            Diversificar a carteira de ações é quase uma obrigação. Os ETFS por serem um conjunto de ações eles tendem a ser mais estáveis, e você pode fazer o mesmo com sua carteira comprando ações de empresas diferentes, assim, enquanto uma se desvaloriza outra se valoriza e gerando uma compensação, o que torna mais controlada sua variação financeira.


7.            Pense nos setores das empresas das quais você se torna sócio ao comprar ações. Ao comprar uma ação, você está comprando parte daquela empresa. Então, não pense somente na qualidade da empresa, mas também no setor em que ela atua, se é um setor promissor. Por vezes, mesmo sendo uma boa empresa o setor pode atrapalhar o desenvolvimento dos negócios, situação que impacta direto no valor das ações.


8.            E, finalmente, uma dica não tão genérica: o que determina se uma ação sobe ou desce é a crença das pessoas sobre o valor ou potencial de determinado ativo, criando oportunidade de compra ou de venda, uma vez que a ação pode estar supervalorizada ou desvalorizada com base em rumores. Por isso acompanhe esses rumores, as notícias, grandes influenciadores, e use isso a seu favor. A queda de uma ação pode ser uma oportunidade e não uma perda, trabalhe o seu preço médio comprando mais ações quando ela se desvaloriza e vendendo quando ela se supervaloriza. Para isso tenha sempre um valor em caixa, nunca coloque 100% do valor que decidiu investir de uma só vez, observe o ativo e espere, pode ser que ele se desvalorize e você encontre oportunidades de compra, entretanto não tenha dinheiro separado em caixa para investir. Portanto, a dica é esteja atento às notícias e aos rumores e espere, uma oportunidade pode aparecer a qualquer momento.



Nenhum comentário:

05 Hobbies de sucesso: transforme o seu hobby em um negócio lucrativo

E u sei que recentemente vim aqui e falei sobre como você não deve empreender e investir em uma marca ou um negócio por ...

Tecnologia do Blogger.