Home office: um guia para ser produtivo trabalhando de casa


 

H

ome office possivelmente a nova realidade de uma grande parte dos trabalhadores, uma consequência da flexibilização das relações trabalhistas e da globalização, com o avanço das tecnologias de telecomunicações. O home office já era a tendência do futuro no mundo do trabalho, com a situação de pandemia de COVID-19, esse processo foi acelerado. Muitas empresas, inclusive, exemplo a XP Investimentos, já decretaram que a partir de 2021 passarão a funcionar com regime de home office permanentemente.

É com isso em mente que eu trouxe para você 10 dicas de ouro, testadas e aprovadas por mim (que tive de aprender a fazer home office na pandemia), para tornar seu trabalho mais produtivo.

 

#1 Tenha um bom plano de internet

Pode parecer besteira e até meio óbvio, mas essa é na minha opinião a dica mais importante dessa lista. Visto que o seu trabalho dependerá absoluta e exclusivamente de seu computador ter uma ótima conexão com a internet. Então, pesquise bastante sobre qual a melhor operadora da sua região, não vá simplesmente no plano mais barato dessa operadora também ou naquele super combo de internet + tv por assinatura + telefone fixo, de nada adianta você ter um milhão de canais para assistir e não conseguir trabalhar. Procure um plano acessível a você que tenha uma ótima velocidade, lembre-se que quanto mais aparelhos estiverem conectados, mais saturada ficará a conexão.

 

#2 Tenha um espaço reservado para trabalhar

Se você vai trabalhar de casa, o ideal é ter um ambiente reservado para isso, uma vez que o mesmo deve ter o mínimo de distrações possíveis. Pense primeiramente na localização do espaço, o ideal é que ele esteja perto do seu modem de internet, pois caso seja necessário você pode se conectar diretamente usando o cabo. Não se esqueça de pensar na disposição dos móveis, observe o que a câmera de seu computador poderá pegar nos momentos de vídeo conferências. Tenha atenção para que seja também um espaço confortável para você trabalhar e deixa a sua criatividade te guiar.

É importante ter este espaço bem delimitado para que você tenha um lugar para se concentrar, bem como para limitar sua vida pessoal e do trabalho. Não torne o seu ambiente de relaxamento, o seu lar, marcado pelo estresse do trabalho.

 

#3 Delimite o seu período de trabalho

Essa dica é ligada com a anterior, seu intuito é garantir que o estresse do serviço não interfira com o espaço de relaxamento da sua casa. Estabeleça o horário que vai dedicar ao serviço, incluindo uma pausa para o almoço e observando se você precisará fazer pausas longas durante o dia para resolver algum compromisso. O ideal é que durante o almoço e ao término do horário estipulado você relaxe e desligue um pouco sua mente, seu serviço poderá ser finalizado no dia seguinte.

 

#4 Estabeleça uma rotina

Algumas  coisas que sempre me ajudam a começar um dia de home office produtivo é acordar cedo e me arrumar como se indo para o trabalho, não estou falando em me maquiar ou algo do tipo, mas sim de tomar um banho, trocar de roupa e comer um bom café da manhã com a minha xícara de café. Portanto, estabeleça uma rotina sobre como você vai seguir com o seu dia e siga ela, mas sem ficar de pijamas e pantufas o dia inteiro, por favor.

 

#5 Vista-se de maneira confortável, mas adequada

Pode parecer uma dica estranha, mas a verdade é que é bem simples de se entender: você vai passar muito tempo do seu dia sentado em frente a um computador, então, tem que estar confortável, mas também deve estar atento de que a qualquer momento poderá ter de ligar a câmera. Opte, assim, por roupas que sejam confortáveis, mas tem não perdem seu aspecto profissional, ao menos na parte de cima. Eu particularmente sou uma grande adepta de usar a combinação camisetas ou blusas lisas, com uma cor mais sóbria, e calças legging ou de moletom, assim, estou sempre pronta para ligar a câmera, mas ao mesmo tempo não fico desconfortável.

 

#6 Não se esqueça de se mexer e fazer pausas durante o dia

Não fique sentado 08 horas em uma cadeira direto! Ficar longos períodos sentado em uma única posição pode e vai prejudicar a saúde de seus músculos. Portanto, faça pausas durante o dia para você se alongar e se mexer livremente. O importante aqui é sair da cadeira! Reflita: melhor parar um pouco seu serviço do que depois pagar fortunas para problemas nas costas.

 

#7 Tenha todas as suas ferramentas em mãos

Observe e pense exatamente em tudo aquilo que você vai precisar para trabalhar e garanta que estejam sempre de fácil acesso ao seu lado. Você não vai querer parar o seu serviço para procurar uma caneta ou algo do tipo, certo?

 

#8 Organize-se e planeje o seu dia

Tenha em mente que a organização será a alma de tudo o que você vai fazer. Um ambiente bem organizado será o ponta pé para uma mente bem organizada e um dia produtivo. Planeje o seu dia como se estivesse na sede de uma empresa, relacione quais são as tarefas mais importantes, os prazos e o que deve ser feito durante o dia, enquadrando tudo para que ao término daquele horário estabelecido você possa relaxar.

 

#9 Mantenha um back-up de tudo o que você faz

Essa não precisa nem de explicação, não concorda? Eu só vou deixar aqui uma simulação: imagine aquele dia super produtivo e cansativo, em que você escreveu um relatório de mais de 20 páginas e montou aquela super apresentação para um cliente (ou para o seus chefes) mega importante, que irá mudar toda a sua vida e alavancar a sua carreira; de repente, o seu computador trava e você perde absolutamente tudo o que estava salvo nele. Conseguiu imaginar? Então, tenha tudo salvo mais de uma veze, uma em seu computador obrigatoriamente e faço uso liberal de pen drives, hard drives, nuvem, tudo o que puder, até disquete vale de for necessário. Mas sempre tenha back-up!

 

#10 Aprenda e saiba o que funciona para você

Eu posso vir aqui e falar mil e uma formas de ser produtivo, mas nenhuma delas vai funcionar se você não se conhecer. Somos indivíduos diferentes, logo aquilo que serve para mim pode não ser o melhor para você. Por exemplo: uma das dicas mais comuns para quem faz home office é estar em um ambiente silencioso, no meu caso, eu gosto de trabalhar com música alta ao fundo, é quando eu sou mais produtiva. Portanto, conheça quem você é, o seu trabalho e saiba aquilo que funciona para você e adapte o que não funciona. Mostre e entenda o que te faz único!



Nenhum comentário:

05 Hobbies de sucesso: transforme o seu hobby em um negócio lucrativo

E u sei que recentemente vim aqui e falei sobre como você não deve empreender e investir em uma marca ou um negócio por ...

Tecnologia do Blogger.