Análise técnica de ações: aprendendo a prever cenários possíveis


C

ontinuando nossas lições sobre investimentos, como você pode ter imaginado a análise fundamentalista não é a única que você pode fazer quando deseja saber se deve ou não investir em uma determinada ação. Uma outra maneira de se determinar e estudar quais são as boas oportunidades de investimento é pela chamada “análise técnica”, também conhecido como análise gráfica de ações. Muito utilizada pelos chamados “day traders” (pessoas que promovem a compra e venda de ações diariamente), uma vez que permite a identificação do melhor momento para comprar ou vender uma ação, aumentando as chances de sucesso e diminuindo os riscos de perda. Partindo do nome fica fácil de imaginar que este tipo de análise faz uso de indicadores que permitem entender o cenário atual da ação e seu possível cenário futuro.

 

Atenção: a análise técnica não prevê com certeza absoluta o que irá acontecer com a Bolsa de Valores, não estamos tratando de bolas de cristal ou coisas do tipo, não é adivinhação, aqui estamos tratando de um cenário possível observando um determinado comportamento.

 

Então, agora que você tem uma noção de como funciona a análise gráfica de ações e sabe que ela funciona para identificar tendências no mercado de ações, segue aqui alguns indicadores para se atentar quando fazendo uso desta ferramenta.

 

Linhas de suporte

São linhas baseadas em mudanças gráficas anteriores, que demonstram o valor mínimo que a ação costuma chegar e que a partir dali ela tende a subir.






Linhas de resistência

São linhas medidas a partir de um ponto onde as ações não costumam superar, indicando preços máximos onde pessoas estão dispostas a pagar pela ação, logo ela entra em queda a partir dessa linha.

 





Candle de reversão

São candles com uma sombra significativa, mostrando que a cota teve uma mínima ou uma alta, mas se distanciou dela, pode ser um forte indicador de reversão da direção gráfica das ações, principalmente se estiver próxima de outros indicadores.



Candle de força

São candles com uma amplitude alta do corpo, e com sombras pequenas, demonstrando que o mercado está forçando uma alta ou uma baixa, e tende a ser acompanhado por outro candle de mesma direção… próximo a outros indicadores (que mostram máximas e mínimas dos candles) pode mostrar mudanças significativas na valorização ou desvalorização da ação.




IFR

Trata-se da força relativa, são momentos em que uma força de venda ou de compra começa a perder intensidade, e então tem um curto momento contrário, e depois volta na direção que estava. É medida por limitações baseadas em altas e baixas passadas.




Bandas de Bollinger

São linhas que demonstram as máximas e mínimas prováveis de uma ação, seus pontos limites de crescimento. Varia de acordo com a volatilidade do momento.

 



Congestões

Momentos em que a volatilidade é pequena, e as bandas de Bollinger se estreitam, dando abertura para um rompimento com candle de força, indicando forte crescimento ou forte queda.






Médias móveis

Tratam-se de médias feitas em 21 e 9 dias.




Volume

Refere-se a quantidade de ações negociadas.


 



 


Nenhum comentário:

05 Hobbies de sucesso: transforme o seu hobby em um negócio lucrativo

E u sei que recentemente vim aqui e falei sobre como você não deve empreender e investir em uma marca ou um negócio por ...

Tecnologia do Blogger.