Vendendo histórias: por que vender uma história e não um produto?
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m dia eu estava
navegando na internet e me deparei com uma loja online que capturou o meu
interesse. Os produtos vendidos naquela loja não eram nada excepcionais, nem os
preços dos produtos eram tão atraentes, a ponto de me prenderem. Mas havia algo
naquela loja que me fazia querer comprar todos os seus produtos, era a sua
história. Longe de mim, dizer que os produtos eram ruins ou algo do tipo, muito
pelo contrário, eu adoro os produtos de lá e são de ótima qualidade. Todavia,
não era isso que me chamava a atenção, aquilo que me prendia naquele site eram
os motivos da sua origem, as razões de existir e ter sido criado.
Para ser mais
específica, eu estou falando do site “Sudara”. Para quem não conhece, Sudara é
uma marca indiana de roupas (punjammies) e acessórios, preocupada em promover a
capacitação profissional de mulheres pobres e sobreviventes de tráfico humano.
E isso é que era o importante, era aquele pequeno lembrete na página inicial o
que me prendia e me capturava. Aquela loja não estava vendendo somente uma
blusa, ou uma calça, ou um pijama, mas estava vendendo uma história, uma
missão.
Conseguiu entender o
título desse post agora? Tão importante quanto ter um bom produto, é você ter
uma boa história para contar, algo que comova as pessoas e que torne o seu
produto único na visão dos possíveis compradores. Não estou dizendo que você
tem que começar a inventar histórias e muito menos que deva começar a mentir
sobre a sua marca. O que venho dizer para você é: conte a sua jornada, como
chegou aonde está hoje, o que fez você decidir abrir seu próprio negócio, qual
a sua missão e seus objetivos.
Ao contar uma
história, você estará provocando a imaginação das pessoas, e quando você
provoca essa imaginação torna-as mais próximas de uma situação. Ou seja, você
gera empatia. Essa empatia é o que conquistará seus clientes e as carteiras
deles.
Para isso lembre de quatro palavras: atenção, interesse, desejo e ação. Isto é, você precisa chamar a atenção do comprador, pense em um gancho, o qual pode ser um bom perfil nas redes sociais por exemplo; tendo chamado a atenção, você terá de capturar o interesse dos mesmos, mostre para as pessoas que aquilo que vende é único e inovador e que vale a pena a pessoa entrar em seu site, mostre seu diferencial; agora, faça-as desejarem o seu produto, torne-o irresistível para assim capturar o coração dos possíveis clientes, então, boas fotos de seus produtos são necessárias, a aparência é a primeira coisa que notamos, fotos que sejam agradáveis e coesas e criem uma ambientação naturalmente irão agradar os compradores, um ótimo conteúdo é a chave para seu negócio e este deve sempre mostrar o ponto foco da sua história, deve remeter ao princípio de tudo; e, por fim, seus produtos serão comprados, essa é a ação final.
Vou dar um exemplo: recentemente eu abri uma pequena loja virtual de personalizados, com estampas de obras de arte famosas, obras que amo e sempre quis poder ter na minha casa um pouquinho delas, pensando nisso eu criei a minha marca T.M.C by Juh; uma preocupação que tive ao criar a loja foi criar um padrão para as fotos, que elas ficassem coesas com todo o ambiente, mas que o produto permanecesse em destaque. Como eu disse o objetivo é chamar a atenção, conquistar o interesse e transformar seu produto em algo único, assim, ele será vendido, mas para isso você tem que por meio de seu produto deixar evidente a sua história, a sua jornada. E só para deixar claro, leve em consideração que a palavra produto está sendo usada aqui em sentido amplo, como aquilo que você vende ou oferece, podendo tanto ser um objeto palpável, quanto um serviço, a ideia permanece sempre a mesma.
Aliás, dá uma passadinha lá, ela fica no marketplace Bonanza e o link tá aqui do lado.
Portanto, é
imprescindível que você tenha uma ótima apresentação que atraía as pessoas e
façam elas escolherem você. E, como já pode imaginar, a sua apresentação tem
que necessariamente conter a sua história. É ela que conquistará compradores,
assim, você não terá mais de aguentar aquelas pessoas que sempre falam “Ah! Mas
fulano faz mais barato.” ou “Eu sei que ciclano não cobra tão caro quanto
você.” e isso acontecerá pelo motivo de você ter certeza do seu verdadeiro
valor e seus clientes também terão.
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