Por que você não deve investir naquilo que gosta?


 

I

magino que você leitor deve ter ficado intrigado com o título dessa postagem. Antes de qualquer coisa, eu vou pedir que você tenha um pouco de calma e leia tudo, pois eu vou te explicar exatamente o motivo de eu recomendar a você não investir em algo que gosta.

Como você deve saber sendo um possível empreendedor ou investidor, a economia e o mundo dos negócios são altamente afetados pelo contexto social vivido no momento. Logo, começar a investir ou empreender em um setor simplesmente por gostar dele é o primeiro passo para dar errado. Acontece que paixões nos cegam. Eu digo isso a você, pois de nada adianta você abrir um negócio ou investir em um setor que não é lucrativo.

Vou dar um exemplo: eu, Julia, amo ler, amo livros e livraria, sou a típica rata de biblioteca e seria um sonho ter a minha livraria, com uma pequena área de café, um espaço para leitura. Mas, na cidade onde moro hoje, não tenho pretensão nenhuma em abrir uma livraria. Isso acontece por conta de já existir um mercado saturado e por mais que eu amasse ter a minha livraria, eu sei que não seria um investimento lucrativo ao final do dia.

Portanto, antes de fazer qualquer tipo de investimento, seja ele a compra de ações de uma empresa ou a criação de um empreendimento, você obrigatoriamente tem que entender como aquele setor específico funciona. Não vale a pena você investir em uma empresa ou abrir um negócio simplesmente por gostar daquela área, fazendo isso você pode acabar perdendo dinheiro que não será recuperado, a causar uma situação que seria facilmente evitada se houvesse um pouco de análise sobre a empresa ou sobre o mercado em questão antes da ocorrência do investimento.

Eu não estou dizendo que você não deve trabalhar com o que gosta, longe de mim fazer isso. Porém, digo para não romantizar o mundo dos negócios, não é porque você se interessa por algo, gosta de alguma empresa que outras pessoas irão sentir o mesmo. Se você gosta da filosofia de uma companhia e quer investir nela, procure saber seu desempenho na BOVESPA, analise-a, saiba o que essa empresa promete para o futuro e como isso pode afetar suas ações. Se quer abrir um negócio, entenda a demanda na região onde mora, se há procura deste produto que pretende vender, se as pessoas querem o que você quer vender.

Você pode, sim, investir ou empreender naquilo que gosta, mas não pode se esquecer de fazer isso com prudência, conhecendo o mercado consumidor e ignorando as notícias. A dica final aqui é clara: tenha calma e parcimônia quando decidir investir, conheça o seu público alvo e não se esqueça de acompanhar as notícias, você pode estar à frente de uma grande oportunidade e não tem ideia.



Nenhum comentário:

05 Hobbies de sucesso: transforme o seu hobby em um negócio lucrativo

E u sei que recentemente vim aqui e falei sobre como você não deve empreender e investir em uma marca ou um negócio por ...

Tecnologia do Blogger.