Guia para investimento: tipos de ação e tudo o que você precisa saber


S

e você está lendo este post é porque finalmente decidiu começar a investir. Eu sugiro que antes de começar a ler, você vá até o nosso guia de investimentos, onde contamos tudo o que você deve saber antes de começar a investir  (só clicar aqui). Já leu o nosso guia, então, continua que aqui explicamos para você investidor os tipos de ações que vai encontrar e o que você tem de saber sobre eles. Sem mais delongas.

 

Ações ordinárias (ON)

Elas podem ser identificadas pelo código 3. Essas ações concedem aos seus donos direito a voto na assembleia de acionistas.

Garantem a proteção dos acionistas minoritários no caso de mudança no controle da companhia, o chamado “tag along” (traduzido literalmente para acompanhar, ou seja, você acompanha o acionista majoritário). Neste caso, se um comprador ofertar ao controlador da empresa (o majoritário), ele é obrigado a estender a oferta para todos os minoritários de “ON”, com preço mínimo por ação de 80% do valor pago da ação.

Importante saber: no caso de venda da empresa, ações ordinárias possuem tendência a subir, devido a troca feita pelas pessoas de preferencial para ordinário, devido ao direito de tag along, isso dependerá da empresa em questão.

 

Ações preferenciais (PN)

Podem ser identificadas pela marcação do código de número 4. No geral, não dá direito a voto, ou possui alguma restrição relacionado a isso. É possível que tenham prioridade aos dividendos, reembolso de capital investido em caso de quebra da companhia ou as duas coisas. Pode ter direito ao tag along (existe a possibilidade) e dividendo um pouco maior.

 

Algumas ações preferenciais podem incluir direitos e/ou restrições diferentes, são as “PNA” (código 5) e as “PNB” (código 6).

 

Ações units

São agrupamento de ações, incluem ações ordinárias e preferenciais, utilizados para aumentar a fluidez na venda de ações, identificação dada pela marcação do código 11.

 

BRD’s

Essas ações são direcionadas para investidores qualificados, isto é, possuem mais de um milhão de ativos. Possuem baixa liquidez, quando comparadas com as ações no exterior. Não são ações propriamente ditas, mas sim cotas de ações, ou seja, o investidor não é dono. Podem ter taxas pelos dividendos. Seu código é o 34.

 

Níveis de governança

 

Novo mercado: apenas ações de direito ao voto, ou seja, ações ordinárias. A empresa deve manter 25% das ações em circulação (free-float) ou 15% em caso de ADTV (average daily trading volume – volume médio diário para comércio, volume/dia) superior a R$ 25 milhões. A empresa deve ter necessariamente um conselho de administração com no mínimo dois membros ou 20%, aquilo que for maior. O presidente da empresa e o principal executivo (CEO) não podem ser a mesma pessoa, não pode haver esse acúmulo de função. Há 100% de tag along. Para que haja saída da categoria de novo mercado, deve haver concordância de no mínimo 1/3 dos acionistas, ou ser feita uma OPA (oferta pública de aquisição).

 

Nível 2: ações ordinárias e preferenciais. Em algumas situações, as ações preferenciais possuem direito ao voto. Sua transparência fiscal é próxima a do novo mercado. O tag along é em 80% do valor.

 

Nível 1: existe pouca exigência quanto a transparência da empresa, exigindo somente relatórios financeiros ao menos uma vez por ano. As ações podem ser ordinárias, preferenciais ou units. O tag along é em 70%. Possui o free-float pouco inferior, mesmo tendo os mesmos 25% das ações.

 

Bovespa mais: seguimento destinado a pequenas e médias empresas que pretendem entrar na B3, tendo elevados níveis de governança corporativa, ou seja, uma transparência com o mercado. É possível a inclusão da empresa na B3 antecedendo o seu IPO em até 7 anos, um seguimento destinado a facilitar a participação da empresa no mercado de ações, o que chama atenção de investidores a médio e longo prazo.

Empresas listadas no Bovespa Mais são isentas da taxa de análise para listagem de emissores (cobradas pela B3 para listagem de companhias) e recebem desconto progressivo na anuidade, sendo 100% no primeiro ano. - B3: A Bolsa do Brasil, site oficial.

 

Bovespa mais nível 2: tem similaridade ao Bovespa mais, no entanto com algumas exceções. As empresas pertencentes têm o direito a manter ações preferenciais (PN) e ainda dão a seus acionistas o direito ao voto em situações críticas. Contém um tag along de 100% do valor pago ao acionista controlador da empresa, tanto para os demais acionistas detentores de ações ordinárias (ON) como também aos detentores de ações preferenciais (PN).

 

ETFs (Exchange Traded Funds)

É um fundo de investimento, isto é, um “condomínio” de investidores os quais aplicam seus recursos em conjunto. Este fundo é relacionado a um índice de referência (subjacente), ou seja, compra todas as ações de um determinado índice. O objetivo é o mantimento da carteira em nível próximo da composição do seu índice de referência, isto é, a rentabilidade de um fundo de investimento bem-sucedido deve ser quase ou a mesma apresentada pelo indicador do índice escolhido. São grupos de ações por áreas, já diversificado. Algumas observações:

  • Nos Estados Unidos é mais fácil definir as áreas de interesse, e distribui dividendos de 3 em 3 meses, obrigatório por lei;
  • ETF de índice Ibovespa no Brasil foca muito em commodities e financeiro, deixando pouca porcentagem para as demais áreas; (Commodities têm quedas muito prolongadas o que prejudica renda passiva).
  • ETF não paga dividendo, ele reinveste para valorizar a cota, porém paga imposto sobre o ganho enquanto dividendo está isento de imposto;
  • ETF Bova11 pode ser alugada 2 vezes;
  • Possui taxa de administração;
  • Imposto de 15% sobre o lucro.

 

Fundos Imobiliários

Seguem o código 11 (mesmo das ações units). São menos voláteis e, na maioria das vezes, pagam. Todavia, a liquidez é menor que das ações e o mercado também é menor. De certa maneira, os fundos imobiliários tornam você “donos” de frações de imóveis, quase como se você tivesse comprado uma parte do lugar.

 

Gostou do post? Achou útil e quer saber mais é só clicar na aba “Investir” que você encontra muito mais!





Nenhum comentário:

05 Hobbies de sucesso: transforme o seu hobby em um negócio lucrativo

E u sei que recentemente vim aqui e falei sobre como você não deve empreender e investir em uma marca ou um negócio por ...

Tecnologia do Blogger.